A Empresa

Terminal da linha do Souza - Coqueiro

21/09/1968 - Terminal da linha do
Souza - Coqueiro

Vindos do Rio de Janeiro, onde faziam parte da empresa Viação Palácio (Zona Sul), hoje Viação São Silvestre Ltda., os irmãos Antonio e Nelson Lage, mais o cunhado Aníbal Vieira de Azevedo (já falecido e substituído pela esposa Ilda Azevedo) fundaram em 30 de Agosto de 1968 a Viação Forte Ltda. A experiência no ramo, mais a origem lusitana de todos, deram ao grupo a afinidade necessária para o sucesso da sociedade.

As atividades foram iniciadas com apenas cinco ônibus da marca Metropolitana, depois de um ano de fundada a frota já era composta de vinte veículos, todos Mercedes-Benz, com carrocerias Carbrasa, Metropolitana e Ciferal. A primeira garagem estava localizada da Av. Almirante Barroso, 4783 (antiga Casa Natal), alugada com área construída para todos os seus ônibus.

A primeira garagem própria permaneceu por mais de 10 anos na passagem Gama Malcher, 40, construída para 100 veículos. A atual garagem encontra-se na Rodovia Mario Covas, 2187 no município de Ananindeua-PA onde podemos encontrar o prédio administrativo, manutenção, lanternagem, abastecimento, uma moderna recapagem de pneus e um pátio para abrigar todos os seus veículos.

Atualmente a Viação Forte Ltda conta com a colaboração de 1.500 funcionários e uma frota de 330 veículos, operando algumas linhas urbanas em Belém-PA e Ananindeua-PA, e diversas linhas metropolitanas fazendo a ligação entre os dois municípios, sendo esta sua maior operação.

Partilhar